segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Marketing de Eventos

Você já se perguntou como uma empresa que vive no anonimato e de uma hora pra outra, cai na graça do “povão” e torna-se conhecida e referência em seu setor de atuação? Pois é, muitas empresas estão adotando o Marketing de Eventos para criar empatia com seu público alvo, através de festas, vídeos virais e etc.
O Marketing de Eventos cria oportunidades para que seu cliente possa lançar-se de forma maciça em eventos. Mas infelizmente, o profissional que exerce a profissão é intitulado de promoter, que acaba ofuscando o que ele realmente faz, pois, para promover um evento precisa-se de estratégias de logística, comunicação, e planejamento estratégico para que seja um sucesso o evento.
Suponhamos que seu cliente queira trazer uma banda que ele irá patrocinar, mas ele não faz noção (que é algo óbvio) de como promovê-la, por isso contrata você o Profissional de MKT de Eventos e ai o que você faz? Lá vão algumas dicas:

Logística: Primeiramente você vai precisar ver toda a parte de logística.

1 Onde vai ser o local

2 Se é de fácil estacionamento para os que vão assistir o show

3 Se fica perto de terminais ou ponto de ônibus

4 Pontos de vendas dos ingressos

5 Hospedagem e segurança da banda

Planejamento estratégico: Agora vamos para a o pega.

1 Pesquisa de diagnóstico (dependendo do corpo do evento é aconselhável elaborar uma pesquisa quantitativa de diagnóstico)

2 Traçar o perfil do target

3 Traçar pontos positivos e negativos do cliente, da banda e tipo de evento

Comunicação: Depois de ter organizado as estratégias de logísticas você vai precisar cuidar da parte de comunicação.

1 Apresentar o briefing da festa para o Diretor de Arte de sua agência para que ele possa “incorporar” a necessidade da comunicação ao layout.

2 Elaborar uma ação estratégica de mídia, para que você utilize com responsabilidade e de forma eficaz o dinheiro investido para o evento.

3 Contratação de promoter’s para a parte de vendas de ingressos, panfletagem e etc.

4 Criar ações que dêem mais “gás” a campanha, fazendo a campanha tornar-se uma crescente e atingindo o target.

Geral: Pronto está acabando, agora você só precisa:

1 Ver se alvará da prefeitura ou do local está “Ok” para o evento

2 Contratação de uma equipe de segurança para o evento, dependendo a classe do seu público as vezes é necessário contratar uma equipe de Vallet’s também

3 Equipe de som, iluminação, serviços gerais e equipe de camarim.


Acima estão descritos as bases de uma organização para um evento de sucesso, mas lembro que são apenas as bases e que para tornar algo que supere as expectativas é necessário um aprofundamento maior, que foge da regra, é um trabalho minucioso que varia de evento para evento. Meu intuito foi apenas mostrar que chamar um Profissional de MKT de Eventos de “Promoter” é rebaixar a importância do mesmo, por que o cara “rala” um bom tempo estudando e estudando, para que sua profissão caia na vulgaridade, mas como toda a área que envolve o MKT isso é normal de acontecer.

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